O que o empresário deve conhecer para tomar as decisões de investimento em marketing digital:

1) O site da sua empresa é ainda o ponto central, mais importante

Segundo pesquisas nos Estados Unidos, 72% dos negócios entre empresas inicia através de consulta ao site da empresa. Todas as ações de marketing digital vão levar ao site, e até mesmo o compartilhamento de um cartão de visitas em uma feira vai levar a uma pesquisa no seu site. Tome como exemplo o seu comportamento enquanto consumidor e empresário, e reflita sobre o quanto um bom website lhe ajudou nas tomada de decisão na escolha de um fornecedor.  Sendo assim, comece pelo começo.

2) Compartilhe conhecimento, gere conteúdo (artigos, blog, site)

Escreva sobre sua experiência e conhecimento agregado. Não estamos falando em contar suas fórmulas secretas, mas em gerar informação relevante, aquelas que você falaria para qualquer outro empresário, ou costuma falar nas negociações comerciais.

3) Para cada segmento existem ações que geram mais resultado

São tantas ações possíveis, por onde devo começar? Onde devo concentrar meus investimentos? Esta pergunta é muito comum aos empreendedores, e faz sentido. Por exemplo, vendas pelo Facebook faz mais sentido para varejistas do que indústrias. E-commerce tem mais resultado para empresas com produtos de nicho, ou exclusivos. E-mail marketing tem mais resultado para compras por impulso. Antes de investir, estimule sua agência de marketing digital ou seu departamento de marketing a prover argumentos que defendam os caminhos escolhidos.

4) O mercado digital está acelerado, suas estratégias de 2 anos atrás podem não funcionar mais

Reflita sobre que tecnologias (aparelhos, serviços, sites, aplicativos) você usava há 2 anos atrás para sua empresa ou na sua vida pessoal. São os mesmos de hoje? Design, funcionalidade, comodidade? Provavelmente não. As suas estratégias digitais do passado podem não fazer mais sentido. Desapegue, lembre-se que se falhar estará abrindo mão de uma fatia do mercado que inicia seus negócios na internet.

5) Siga as grandes empresas, é possível replicar estratégias com seu orçamento

Este canal de vendas é único. Você pode abrir 10 filiais para aumentar suas vendas, arriscando que uma ou mais não deem certo por diversos motivos. Caso sua empresa falhe na utilização na estratégia de vendas online, estará desperdiçando todo este mercado. Entenda o que isto pode lhe representar, é fácil obter estes números. Para não errar, inspire-se nos grandes do seu segmento. Dentro do seu orçamento é possível priorizar algumas estratégias de marketing digital. Os investimentos são proporcionais ao alcance desejado. Aquela ideia do sobrinho ou do amigo que desenvolve sites, ou ainda da ferramenta online que permite fazer site quase sem custo pode (na verdade vai) lhe custar caro. Não é possível esperar que uma pessoa munida de boa vontade e alguma noção técnica consiga a mesma qualidade que de uma equipe profissional completa.

Mensurável, escalável, amplitude de alcance e em crescimento.  O marketing digital pode lhe abrir portas e levar sua empresa para clientes improváveis. Não faltam exemplos de sucesso, crie a sua história. Assim como este e vários outros artigos, estou a disposição para compartilhar conhecimento, mande suas perguntas.